terça-feira, 11 de junho de 2013

NOTA DE REPÚDIO À REPORTAGEM CALUNIOSA DO DIÁRIO DO NORDESTE CONTRA POLICIAL CIVIL




NOTA DE REPÚDIO À MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 11/06/2013, INTITULADA "POLICIAL CIVIL FOGE APÓS ASSASSINATO E É LIBERADO"

A respeitabilidade de um noticioso decorre exatamente das verdades de suas reportagens. No afã da notícia, é dever do jornalista comparecer à fonte da informação e adquirir conhecimento preciso dos fatos. Além do que, prestar informação de caráter pessoal, é se mostrar TENDENCIOSO, PRECIPITADO e ILEGAL.

REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE a forma como foi publicada no dia de hoje no Jornal Diário do Nordeste, a matéria: “ Policial civil foge após assassinato e é liberado”, em que a suposta autoria delitiva recai sobre um policial civil.

Primeiramente, até que se prove em contrário, os fatos se deram de acordo com os ditames do artigo 23 do Código Penal Brasileiro, que preconiza:

"Não há crime quando o agente pratica o fato (I) ...(II) Legítima Defesa".

Além do mais, é direito de quaisquer cidadãos, abandonar a cena delitiva e se APRESENTAR ESPONTANEAMENTE a quem de direito, que foi exatamente o que aconteceu.

Por outro lado, a Autoridade Policial (DELEGADO) agiu escorada no principio legal da discricionariedade de analisar o caso e assim entendendo que a PRISÃO NÃO FOI EM FLAGRANTE ou FOI EM LEGÍTIMA DEFESA ou O INFRATOR SE APRESENTOU ESPONTANEAMENTE, fez o procedimento por PORTARIA, deixando corretamente o acusado em liberdade.

A matéria peca e atenta contra um princípio basilar do jornalismo, que é o do contraditório. O policial sequer foi ouvido na matéria, o que é um direito, tendo ainda seu nome e lotação expostos à execração pública. A forma como foi redigida também permite concluir que não houve a menor intenção da reportagem em ouvir o policial, posto que tentativa de se ouvir uma das partes, em regra, constam ao final das matérias bem redigidas e voltadas à imparcialidade, o que reforça-se, não é o caso da matéria em questão.

É o que temos a expor, esperando da IMPRENSA a necessária competência profissional, para manter seus leitores bem informados com fatos verdadeiros e não com matérias tendenciosas e mal elaboradas.

Polícia Civil do Ceará em Ação



Link da reportagem: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1278056

Nenhum comentário:

Postar um comentário