sábado, 6 de outubro de 2012

CARTA AO CANDIDATO EDIMIR MARTINS Nº36.100


Hoje, véspera de um plebiscito eleitoral, onde um simples ato de teclar alguns dígitos em uma máquina coletora de votos, que tem tantos significados e consequências, acordei e ao ler as noticias matutinas, logo me veio a lembrança de uma pergunta, parentemente simples e despretensiosa, de um colega que esta em formação na AESP: “por que vocês do movimento apoiam Edimir Martins? Por que votar nele?”


Ora, a resposta para mim parecia óbvia, rapidamente, no calor das emoções de um militante amador, respondi de forma clara e direta, e acho que o fiz bem. Agora, revendo o filme de todas as cenas gravadas em minha memória volátil e os diálogos de nossa militância pró Edimir Martins, penso que não deveríamos aceitar de cara essas respostas prontas, porque eu mesmo ruminei durante algum tempo para encontrar a minha própria resposta. Mas, talvez exatamente por isso eu tenha sido tão convincente para aquele colega.


Das pessoas abordadas por nós, policiais ou não, que negaram de imediato o pedido de acompanhar nossa indicação, ficamos tristes porque nenhuma o fez por ideologia contrária ou convicções partidárias apenas o fizeram por amizade corporativa, promessas de benefícios financeiros pessoais ou gratidão a favores prestados pelo candidato A ou B, o que bota em cheque a legitimidade desse sistema representativo.

Quantos de nós ao comprar um objeto nos contentamos apenas com o “queixo” do vendedor ou pela bela propaganda? Com certeza o vendedor não é o conselheiro mais confiável e a propaganda prima apenas pela sedução de nossos sentidos. Ou seja, percebe-se claramente que não necessariamente aqueles que têm os melhores projetos e as melhores intenções sairão vitoriosos nessas eleições. 

Nos últimos meses nos dedicamos a “vender” a ideia do projeto de mudança para a categoria e mais recentemente nos engajamos na disputa por uma vaga na câmara municipal através do nome de Edimir Martins. Mas o fizemos apenas como consultores e facilitadores que acreditam no “produto” por conhecimento de causa, por afinidade de pensamento e, principalmente, porque ele foi o primeiro a acreditar na nossa capacidade e compartilhou nossos sonhos.

Então, caro Edimir, vencer ou perder nessas eleições estão além da vontade do nosso grupo. Só sabemos jogamos o jogo franco e aberto e o que tínhamos de melhor e mais valioso investimos no seu projeto politico, nossa confiança. 

Independente do resultado do sufrágio universal de amanhã, meus já antecipados e mais sinceros agradecimentos por ter se juntado a nós em nossa peregrinação em busca de apoio político ao nosso projeto de reestruturação, o que confesso aqui que você o fez com toda boa vontade e dedicação a nossa causa. Apesar da correria de uma disputa eleitoral sem o aparato midiático de outros candidatos, você nos acompanhou em cada reunião rumo à efetivação de nosso pleito, aliás, sem sua intervenção muitas dessas reuniões se quer teriam acontecido.

Obrigado, ainda, por ter nos mostrado que o estereotipo do político corrupto não é uma unanimidade. Falo isso porque nós polícias também sofremos na pele a generalização taxativa da corrupção e descompromisso com a função. Mas você, que foi prata da casa, bem sabe que o time dos honestos e abnegados policiais é a maioria absoluta nessa instituição. Estamos com você.

Valeu grande EDIMIR MARTINS !

IPC Nelyjon Feijó 
(Movimento Vamos mudar a Polícia)

Um comentário: